sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


Observe a bola ao lado. Após ser rebatida, com TOPSPIN, ela adquire duas velocidas:
Velocity, é a velocidade linear de vôo em direção ao adversário e Rotation, é a velocidade de giro.



COMO JOGAR NO SAIBRO?



Não é preciso ser experto demais para saber que jogar no saibro (quadra lenta) é muito diferente de se jogar em quadra rápida (cimento, carpete, grama e piso sintético).

Podemos nos perguntar: qual a diferença entre quadra lenta e quadra rápida? Bem, a quadra lenta, feita de terra batida, favorece os jogadores mais técnicos porque é feita de materiais que amortecem o quique da bola, fazendo com que ela perca velocidade, diferentemente das quadras rápidas.

O piso de saibro funciona como uma lixa, como um freio. A quadra rápida beneficia os tenistas com mais força e velocidade porque a bola desliza com maior facilidade. É como se fosse um piso de azulejo.

As quadras lentas do tipo saibro, ou de terra batida é um piso lento, fofo, macio. A terra batida é um material que amortece o quique da bola, ou seja, a bola toca no piso, perde velocidade, vai lá em cima, e depois de dois segundos chega à sua raquete.

No saibro, os pontos são mais longos, não adianta mandar a criança bater, porque ela vai se cansar antes do término da partida ou do treino. Neste tipo de quadra lenta, o jogador tem mais tempo para preparar seus golpes. Isto faz com que as partidas se concentrem mais nas trocas de bolas da linha de base.

No saibro, se você quer ser um jogador de sucesso, prepare-se física e mentalmente para ter a capacidade de suportar o cansaço, a dor física e manter-se relaxado, calmo e concentrado por três, quatro ou até cinco horas sem parar. Tenho profundo lamento dos infanto-juvenis e dos seus pais que
ficam gritando para eles baterem, pensando que desta maneira ganham o ponto mais rápido. Mal sabem eles que no saibro se ganha o jogo pela regularidade e resistência física. Ganha o jogo quem erra menos, ou seja, quem mais devolve as bolas na quadra.

Use a estratégia de cansar fisicamente o adversário, uma vez que a superfície de terra batida permite ao jogador chegar na maioria das bolas. Se você pensar em bater, vai ficar impaciente porque o adversário devolve todas.

Em Rolland Garros, o melhor torneio de saibro do mundo, onde Guga foi Tri-Campeão, as partidas costumam ser marcadas por grandiosos espetáculos em quadra, são verdadeiras batalhas entre os maiores talentos do mundo e cheias de emoção.

Os tenistas devem observar que, ao tornar o quique da bola mais lento, o piso de saibro torna as partidas mais técnicas, mais desgastantes e mais dramáticas. O jogador de saibro é um tenista especial, diferente, adaptado para jogos de muitas variedades técnicas e táticas e altas cargas de emoção.

No saibro, se você quer ser um vencedor, tem que saber atacar e defender de trás da linha de fundo. Tem que saber jogar de trás da linha de base esperando o erro do adversário. Todos os jogadores de saibro apresentam golpes fortíssimos como: Nadal, Agassi, Moya, James Black, Guga, Nalbandian, mas são considerados jogadores de defesa, porque é quase impossível subir à rede para voleiar.

No piso lento você pode bater seus golpes de forma variada: chapados, com topspin ou com slice. Pode dar uma deixadinha ou optar por um voleio curto. O tenista pode e deve mudar o ritmo do jogo com bolas altas, lentas, profundas, intercaladas de bolas cruzadas, anguladas ou com mais potência. Observe que, mesmo com toda essa variação de velocidade, efeito, altura, profundidade, direção e angulação as partidas ainda são longas, não há como encurtá-las.

Já em pisos rápidos o pingo da bola é baixo e ela se move rapidamente em direção ao batedor. A quadra rápida é feita de grama, cimento ou de materiais sintéticos como asfalto com resina e carpete de borracha.

Se você comparar uma partida em piso rápido e em piso lento terá a impressão de está assistindo a modalidades diferentes. Quase tudo muda: há diferenças técnicas e diferenças táticas impressionantes. Com relação à preparação física e psicológica há exigências distintas.

O jogador, na quadra dura, tem a capacidade e a opção de pegar a bola na subida. No saibro, isso é mais complicado, pois se está ligeiramente desequilibrado, a bola desvia mais e vem com mais efeito. Essas variantes dificultam pegar a bola na subida. Já na quadra rápida a bola vem redondinha o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário